O que é, o que é,
que se põe em cima de tudo?
Ver Resposta
O que é, o que é,
que se põe em cima de tudo?
O que é, o que é,
que tem cornos
e não marra,
tem boca e não fala?
O que é, o que é,
que tem um dente,
e chama por toda a gente?
O que é, o que é,
que vai para lá deitado,
e vem para cá de pé?
O que é, o que é,
altas castelinhas,
verdes e amarelinhas.
O que é, o que é,
o marco de meio mundo,
que tanta distância tem de si para o alto,
como de si para o mundo?
O que é, o que é,
que anda de buraco em buraco,
sempre com as tripas de rasto?
O que é, o que é,
duas irmãs que tanto andam
e nunca chegam ao pé uma da outra.
O que é, o que é,
capelinha vermelha,
sem porta nem telha.
O que é, o que é,
quanto mais come,
mais tem fome?